terça-feira, 28 de junho de 2011

Um pouco da História

UM POUCO DA HISTÓRIA


            O uso da tecnologia nas escolas iniciou-se nas escolas no final dos anos 80. As atividades eram disciplinares e extracurriculares, abordavam práticas instrucionistas, na qual o computador era usado como máquina para ensinar, ou construcionista por meio da qual o aluno constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento.
            È papel da escola trabalhar o conhecimento científico, mas de forma que o trabalho pedagógico parta do conhecimento que o aluno demonstra possuir a fim de que ele possa se desenvolver e atingir o patamar do conhecimento sistematizado

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Partilhando a leitura

Partilhando a leitura

Entrevista: “ Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” Pedro Demo

UNIDADE III – Atividade 3.1

Cursista: Lucineide de Araújo Silva

            Segundo o professor Pedro as escolas públicas brasileiras não estão preparadas para os desafios do século XXI. As crianças têm mais acesso a informação tecnológica fora do que dentro da escola. Ele critica a forma como a escola trata o conhecimento e desenvolve sua metodologia, de forma ultrapassada.
            A figura do professor aparece como fator um primordial para essa mudança, desde que sejam realizados investimentos diversos em sua carreira profissional. Ele diz que é preciso cuidar do professor para que ele seja tecnologicamente correto. Um bom professor não dar aula simplesmente, ele constrói conhecimentos junto com seus alunos.
            È preciso fazer uma observação, mesmo com tantos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, o papel do professor é fundamental e indisponível no processo de aquisição do conhecimento, então como bem diz Pedro Demo “Não adianta também só criticar o professor, ele é uma grande vítima de todos esses anos de descaso, pedagogias e licenciaturas horríveis, encurtadas cada vez mais, ambientes de trabalho muito ruins, salários horrorosos... Também nós temos que, mais que criticar, cuidar do professor para que ele se coloque a altura da criança. E também, com isso, coloque à altura da criança a escola”.

Num Mundo Wiki

Num mundo Wiki, uma escola idem – Parte I

Jaime Balbino

 

            Para Balbino o wiki organiza e mantem a qualidade do conteúdo mesmo sendo composto por materiais diversos. Ele considera a Wikipedia uma experiência colaborativa radical, pois é difícil encontrar projeto semelhante,  pelo fato de seu conteúdo ser facilmente acessado, lido, modificado, acrescentado, retirado, ligado a outros documentos, reformado, corrigido, traduzido seus verbetes, por qualquer pessoa.

            A importância desta ferramenta segundo o autor é porque para ele não há concretude no Conhecimento, se este é posto de forma definitiva, isso o torna objeto de alienação. A reflexão é o que permite olhar para além do que está posto, trabalhar a informação e reinterpreta-la de volta ao mundo, como resultado de nossa contemporaneidade.

Registro Digital da Experiência

Registro Digital da Experiência



O trabalho foi elaborado e executado na Escola Municipal de Nossa Senhora, com  alunos do 3º ano do Ensino Fundamenta I , na faixa etária de 8 anos,  cujo o objetivo central  foi de introduzir os alunos na era da informação através das novas tecnologias da informação presentes na escola.
Foi mostrado um vídeo contando a história do computador e o que mais chamou a atenção dos alunos foi o tamanho das primeiras máquinas.
Durante a execução da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o computador, embora alguns já tivessem tido contato com outras máquinas em lan hauses ou até mesmo em casa, e também seus periféricos de entrada e de saída, assim como as funções de cada um.
         A curiosidade dos alunos, a vontade de manusear o computador era visível durante toda a aula, principalmente porque para a maioria era o primeiro contato com um computador. A atividade proposta foi fazer um desenho no paint e o resultado foi surpreendente. Depois, na sala de aula eles mostraram o que aprenderam através de uma atividade escrita, em seguida registraram suas impressões sobre a aula através de desenhos.
            Percebeu-se o envolvimento dos alunos e a vontade de aprender, isso é gratificante e nos estimula a realizar esse tipo de atividade com mais freqüência.


PROJETO

Projeto


TEMA: Computador, que máquina é essa?

 UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXO E HIPERMÍDIA
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: Lucineide de Araújo Silva

Atividade 2.8

 ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Justificativa

            Diante da necessidade dos alunos de conhecer e saber manusear o computador, esta atividade possibilitará aos mesmos o conhecimento para que eles possam usufruir deste recurso tecnológico tão importante. O que se propõe é que primeiramente seja transmitido o conhecimento teórico sobre o funcionamento da máquina, depois a parte prática, quando eles poderão usar o computador.

Objetivos

·        Conhecer um pouco da história do computador;
·        Identificar as partes que compõe um computador;
·        Conhecer a função de cada periférico;
·        Conhecer as possibilidades de utilização do computador no dia-a-dia de cada um.

Desenvolvimento

Na sala de aula:

  • Reconhecimento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
  • Conversa informativa sobre o projeto;
  • Orientações didáticas para iniciação do projeto (etapas);


Na sala de computadores:

  • Exibição de vídeo sobre a história do computador;
  • Discussão sobre o vídeo;
  • Apresentação das máquinas para os alunos (em duplas);
  • Explicação e demonstração de cada parte do computador e suas funções;
  • Utilização da máquina pelos alunos ( fazer desenhos no paint);
  • Conhecer como utilizamos o computador para pesquisas, registros...

De volta à sala:

  • Atividade escrita sobre o conteúdo estudado;
  • Desenho do que achou mais significante na aula de informática.   
Recursos utilizados

  • Vídeo, projetor de multimídia, computadores, máquina fotográfica digital, papel e materiais variados.
            
Avaliação:

Será realizada através da atividade escrita onde o aluno mostrará o que aprendeu e também com desenhos, esta é uma forma de expressão criativa onde os mesmos poderão exercitar suas idéias e conhecimentos livremente.