segunda-feira, 27 de junho de 2011

PROJETO

Projeto


TEMA: Computador, que máquina é essa?

 UNIDADE II – INTERNET, HIPERTEXO E HIPERMÍDIA
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: Lucineide de Araújo Silva

Atividade 2.8

 ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Justificativa

            Diante da necessidade dos alunos de conhecer e saber manusear o computador, esta atividade possibilitará aos mesmos o conhecimento para que eles possam usufruir deste recurso tecnológico tão importante. O que se propõe é que primeiramente seja transmitido o conhecimento teórico sobre o funcionamento da máquina, depois a parte prática, quando eles poderão usar o computador.

Objetivos

·        Conhecer um pouco da história do computador;
·        Identificar as partes que compõe um computador;
·        Conhecer a função de cada periférico;
·        Conhecer as possibilidades de utilização do computador no dia-a-dia de cada um.

Desenvolvimento

Na sala de aula:

  • Reconhecimento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
  • Conversa informativa sobre o projeto;
  • Orientações didáticas para iniciação do projeto (etapas);


Na sala de computadores:

  • Exibição de vídeo sobre a história do computador;
  • Discussão sobre o vídeo;
  • Apresentação das máquinas para os alunos (em duplas);
  • Explicação e demonstração de cada parte do computador e suas funções;
  • Utilização da máquina pelos alunos ( fazer desenhos no paint);
  • Conhecer como utilizamos o computador para pesquisas, registros...

De volta à sala:

  • Atividade escrita sobre o conteúdo estudado;
  • Desenho do que achou mais significante na aula de informática.   
Recursos utilizados

  • Vídeo, projetor de multimídia, computadores, máquina fotográfica digital, papel e materiais variados.
            
Avaliação:

Será realizada através da atividade escrita onde o aluno mostrará o que aprendeu e também com desenhos, esta é uma forma de expressão criativa onde os mesmos poderão exercitar suas idéias e conhecimentos livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário