quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto de vida

III Etapa do E-PROINFO 2011


PROJETO DE VIDA

Texto de: Nilson José Machado

Para o professor titular e diretor do departamento de Metodologia do Ensino da faculdade de Educação da USP, Nilton José Machado Projeto é lançar-se para o futuro, com orientação. Neste contexto não cabe uma proposta fechada que seja imposta para os alunos, eles precisam lançar-se para um futuro aberto.
Ele fala do termo futurição, que pode ser entendido como lançar-se sempre para o futuro. Afirma que os projetos podem ser considerados em diversas escalas.
            Machado diz que o trabalho com projetos é um micro-exercício da vida em sociedade, pois define as metas comuns dos indivíduos.
            O professor defende a idéia de que a existência de um projeto está ligada à dúvida, ao estudo e a uma meta em aberto. Explica que é preciso haver espaços de convivência para que o professor possa ter um contato próximo com o aluno, numa relação de tutoria.
            Enfim, ele mostra a importância de haver sempre o desenvolvimento de projetos com metas a serem alcançadas, com busca de conhecimento. Preparar o aluno para seus projetos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário