segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PROPOSTA DE PROJETOS

PROPOSTAS DE PROJETOS

Atividade 1.5 – EIXO I

            Através da leitura podemos conhecer novas habilidades de aprendizagem e adquirir conhecimentos. A leitura desperta o interesse, a imaginação, a criatividade e tudo isso contribui para a melhoria da prática pedagógica.
            Paulo Freire foi um marco na educação, ele criou um método baseado na alfabetização de adultos que tinha como objetivo maior conscientizar o aluno e leva-lo a entender sua situação de oprimido para agir em favor da própria liberdade. Para ele a alfabetização era um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de “cultura do silêncio” e transformar a realidade, “como sujeitos da própria história”. Na pedagogia de projeto podemos vê um trabalho semelhante ao de Paulo Freire, pois o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas descobertas, compreensões e reconstruções do conhecimento. Essa postura de se trabalhar com Projetos contribui de forma efetiva na formação integral do educando, criando condições de desenvolvimento cognitivo e social. Daí a importância de Paulo Freire e Seymour para a educação. A prática pedagógica por meio de projetos possibilita a interação entre todos os envolvidos na educação através de um ambiente de aprendizagem.
            Seymour Papert  é o teórico mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, tendo criado, na década de 1970, a linguagem de programação. Logo, para crianças, quando os computadores eram muitos limitados, não existia a interface gráfica nem a internet. Na educação, Papert cunhou o termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo. Desta forma, o uso do computador é defendido como auxiliar no processo de construção de conhecimentos, uma poderosa ferramenta educacional.











Nenhum comentário:

Postar um comentário