segunda-feira, 12 de setembro de 2011

REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM

Atividade 1.6 – EIXO I

            No EIXO I – Elaboração de Projetos, aprendi sobre a importância do trabalho com projetos. Percebi o quanto podemos enriquecer nossa prática e tornar o conhecimento mais acessível ao aluno. A proposta da educação por projetos é uma tentativa de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. Os projetos constituem-se em um contexto favorável na sala de aula, além de favorecer a interdisciplinaridade. Projeto é algo novo e flexível, é o esboço de algo que desejo atingir e que seja principalmente de interesse do aluno. Mas, é preciso, antes de tudo, que estejamos preparados para não corrermos o risco de confundir atividade temática com projeto. O papel do professor dentro desta perspectiva é o de criar situações de aprendizagem para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações. Portanto, existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
            É necessário lembrar também que não somente o professor, mas a escola precisa adotar uma postura que favoreça a pedagogia de projetos, pois o trabalho deve articular todos os protagonistas do processo educacional.
            Enfim, é tarefa nossa enquanto profissionais da educação explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia, e analisar constantemente se o aluno realmente construiu o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário